SANDRO AKEL
Sandro Akel foi um dos fundadores do prestigiado Coletivo Bijari e segue carreira artística há 32 anos. Desde 2011, o artista plástico reside e desenvolve seu trabalho no bairro da Barra Funda em São Paulo, Brasil.
Como co-fundador do Coletivo Bijari realizou trabalhos onde a convergência entre artes visuais e tecnologias aplicadas em instalações de grande porte, intervenções urbanas e ações multimedia guiavam seus projetos.
Dessa profunda experiência com diversos suportes, um olhar atento à movimentação das ruas e um desenho fino e potente, em 2011 surge a necessidade de se dedicar exclusivamente à pintura. A partir daí, cria painéis e quadros que se mantêm conectados com a linguagem urbana através de colagens e sobreposições de cartazes encontrados pelas ruas do mundo todo (Berlin, Londres, Nova York), incorporando agora o desenho em larga escala, redefinindo as dimensões e os pontos de vista.
Seu trabalho ganhou vigor e vem redefinindo de forma singular a arte pop urbana brasileira. “ …. Akel mantêm a estética característica de suas criações e flerta com o desenho, com a questão pictórica …”, como define o cenógrafo e artista plástico Zé Carratu.
A arte de Sandro Akel é uma prova de sua visão criativa, conhecimento técnico e conceitos instigantes. Por meio de sua fusão de pôsteres reciclados e técnica de encáustica, ele conquistou um nicho único no cenário da arte contemporânea, chamando atenção para a questão do desperdício e do consumo na sociedade moderna.
Apesar da seleção aparentemente aleatória de cartazes e da fluidez da encaustica, técnica que utiliza parafina, há um meticuloso arranjo e composição de suas peças. Ao incorporar esses materiais descartados em suas composições, ele não apenas lhes dá uma nova vida, mas também adiciona camadas de história e contexto urbano à sua obra de arte. Além dos aspectos técnicos, a arte de Akel também transmite uma forte mensagem social e ambiental.
Seus trabalhos foram mostrados em diversas mostras coletivas e individuais e alcançaram grande reconhecimento junto à colecionadores e o público em geral por estabelecerem uma forte comunicação entre as ruas e a sociedade contemporânea e o erudito e refinado presente nos desenhos.
TÉCNICA ENCÁUSTICA
Vídeo produzido pela Wtfilm
Direção: Bruno Cabral @brnohc e Haruo Kaneko @brwaxx
Direção de Fotografia: Leandro Realista @le_realista e Rafael Szalai @szalai
Ass de Fotografia: Kauan Diosergi @kakau_skt
Produção: Pedro Calderan @pedro__calderan
Edição e Color: @wtfilmoficial
PERCURSO
1996
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Coletivo BijaRi - Co-fundador do coletivo de arte BijaRi, centro de criação que desenvolve projetos na convergência entre arte, design e tecnologia. O grupo atuou entre os meios analógicos e digitais propondo experimentações artísticas, sobretudo de caráter crítico. Intervenções urbanas, performances, instalações, vídeo-arte e design são meios para estabelecer possibilidades de vivências onde a realidade é amplificada. Participaram de exposições no Brasil e no Exterior, como: Bienal de Havana-Cuba, Bienal do Mercosul-Brasil, Bienal de Ushuaia-Argentina, Qui Vivi?- Rússia, Collective Creativity-Alemanha, Estrecho Dudoso-Costa Rica, México e Estados Unidos.
2000
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V Bienal de Design Gráfico/ADG – Sesc Pompéia - São Paulo- SP
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Projeto Laboratório – performances e intervenções multimídias itinerantes – SP
2001
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III Bienal do Mercosul - Cidade dos Containers - Porto Alegre - RS
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MAC de Goiás – Goiânia - GO
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Realidade Transversa - Casa das Rosas - São Paulo – SP
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Ação urbana Antipop: Galinha - Laboratório - São Paulo – SP
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Projeto Laboratório – performances e intervenções multimídias itinerantes – SP
2002
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Red Bull Live Images - Galpão das Américas - São Paulo – SP
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Ópera Aberta - Casa das Rosas - São Paulo - SP
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México Imaginário - Casa das Rosas - São Paulo – SP
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X Salão Paulista de Arte Contemporânea - Galeria do Rock - São Paulo - SP
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VI Bienal de Design Gráfico/ADG - Sesc Pompéia - São Paulo – SP
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Intervenção urbana multimídia 24 de Maio - Sesc 24 de Maio - São Paulo – SP
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Projeto Laboratório – performances e intervenções multimídias itinerantes – SP
2003
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ACMSTCC ou MSTCACC ou CMSTCAC / Prestes Maia - São Paulo -SP.
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Resfest 2003 - São Paulo - SP
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Circuito Cultural Vila Buarque 24 - São Paulo - SP.
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VIII Bienal de Havana - Havana - Cuba
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Mostra do Audiovisual Paulista - CCBB - São Paulo - SP
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Next Five Minutes 5 - Mídia Tática Brasil - Casas das Rosas – SP
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Ação urbana Armário – Sesc Pompéia – São Paulo – SP
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Projeto Laboratório – performances e intervenções multimídias itinerantes – SP
2004
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VMB MTV – Prêmio direção de arte – São Paulo – SP
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E- FLUX Virtual Gallery – Nova York
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Terras Em Trânsito – México
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File – São Paulo – SP
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Heterodoxia – Memorial da América Latina – São Paulo – SP
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Resfest 2004 – São Paulo – SP
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28 Mostra do Audiovisual Paulista – CCBB – São Paulo – SP.
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Vigília Cultural 2 – São Paulo – SP
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Digitofagia – MIS – São Paulo – SP
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Salão Frankelstein – São Paulo – SP
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Festival Internacional de Curtas de BH – Belo Horizonte – MG
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Olhar Paulista 2 – Instituto Cervantes – São Paulo – SP
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Zona de Ação – Sesc Paulista – São Paulo – SP
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GIA: Salão de maio – Salvador – BA
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VII Bienal de Design Gráfico/ADG – Prêmio–Memorial da América Latina-São Paulo–SP
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Uma Viagem de 450 anos – Sesc Pompéia – São Paulo – SP
2005
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Claro que é Rock - Curadoria - São Paulo - Rio de Janeiro
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Motomix - Curadoria de Artes visuais - São Paulo - SP
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Documenta de Kassel - Colectiv Criativity – Kassel – Alemanha
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Galeria Favo – São Paulo - SP
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E- FLUX Virtual Gallery – Berlin – Alemanha
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Jamac – Galeria Vermelho – São Paulo – SP
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Projeto Cubo, intervenção multimídia – São Paulo – SP
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Arquitetura da (R)existência – Instituto Cultural Capobianco – São Paulo – SP
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Resfest 2005 – São Paulo – SP
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Terras Em Trânsito – Nova York
2006
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Sambaquis - IQ Art Gallery -São Paulo - SP
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Estrecho Dudoso – San José – Costa Rica
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Monumenta – Pelotas - RS
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Qui Vive? – Moscou – Russia
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Passos, Vistas – Cidade do México - México
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IX Bienal de Havana – Sala Especial Território SP – São Paulo
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La Normalidad – Buenos Aires – Argentina
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Mutantes na Parede – Espaço CEL 1121 – São Paulo – SP
2007
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Desfile Raya de Goeye em ritmo ipanemense - Direção artística para o desfile da grife Raya de Goye, das estilistas Paula Raia e Fernanda de Goeye. O desfile prestou homenagem à Ipanema dos anos 70.
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Plastik Gallery - format (<) - 10 / 2007 - São Paulo – SP
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Transitory Public / Polical Equator 2 – L.A. e Tijuana – Estados Unidos e México
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5º Ciclo Multicultural – Centro da Cultura Judaica – São Paulo – SP
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Mobilefest – São Paulo - SP
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16º Videobrasil – São Paulo – SP
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File – São Paulo – SP
Bienal do Fim do Mundo – Ushuaia – Argentina
2008
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The Bridges. Not Walls - Vitry sur Seine – Paris – França
Motomix - Curadoria de Artes visuais - São Paulo - SP
2009
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Exposição individual Sambaquis – IQ Galary – São Paulo
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Intermedeae Encontro de coletivos BR/ES – ARCO – Madri - Espanha
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Festival Tápias de Artes Integradas – Rio de Janeiro – RJ
2010
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Exposição - Deslocamento
Quando a Lei Cidade Limpa vingou em São Paulo Sandro Akel viu ameaçada sua arte, calcada em pedaços de outdoors e de cartazes lambe-lambe. Começou então a andar por cidades vizinhas. Em uma viagem à Europa, encheu meia dúzia de malas com restos de propagandas. “Embarquei com 50 quilos de papel”. O resultado da coleta deu origem à exposição "Deslocamento".
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Exposição - Oceano Invadido
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Exposição individual “ Multiplicidades “ – Rua Sampaio Vidal 355 – São Paulo
2011
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SPArte MendesWood – Bienal de São Paulo – São Paulo
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Exposição Individual “Deslocamento“ – Galeria MendesWood – São Paulo
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Exposição individual “Deslocamento“ – Espaço Sala – São Paulo - Centro
2012
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Exposição Encaixotado - Espaço Sala - São Paulo. Akel mantêm a estética característica de suas criações, mas passa a flertar mais com o desenho, com a questão pictórica
2016
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Projeto Soul Kitchen
2017
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Telha e Tijolo Sobre Carne e Concreto - Exposição sobre ponto de vista a respeito das fronteiras individuais da cidade de São Paulo. As obras apresentadas foram esculturas compostas por desenhos sobre registros fotográficos em plantas de quadras dos bairros paulistanos Barra Funda, Santa Cecília e Casa Verde.
2018
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Exposição coletiva “ TRINCA“ - Coletivo dos artistas: Sandro Akel, Marcelo Marins e Frâncio de Holanda.
2019
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Exposição coletiva “DEZ.EM.BRO - Diferentes gerações, técnicas, olhares e estilos estiveram presentes nesta exposição que retratou o ofício artístico como forma expressiva de assimilar e exprimir parcelas de realidades vividas, bem como a exploração da força plástica que se materializa no objeto de arte.
2021
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ArtsSP 2021 Descobrindo a arte - Série de programas criados pelo Ministério do Turismo, apresenta no episódio 10 o processo criativo do artista Sandro Akel.
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O salto (empena no minhocão) - Obra realizada em prédio da Av. General Olímpio da Silveira, 83, no Minhocão - São Paulo, com 420m². Esta obra pode ser vista no projeto virtual O MAR - Museu de Arte de Rua, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Subprefeituras e Educação, que visa aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliar seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo.
2023
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Exposição Fundo da Barra - Central 196 - São Paulo
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O Impressionismo Urbano de Sandro Akel
No dinâmico universo da arte contemporânea Sandro Akel aparece como um artista diferente e inovador, sempre ampliando os limites das técnicas tradicionais para criar sua própria linguagem visual. A arte de Sandro é caracterizada por uma interessante fusão da street art dos lambe-lambes, do desenho puro, daparafina e da madeira, numa collage q nos mostra um interessante caos entre elementos completamente díspares.
Enraizado na estética das ruas e influenciado pelas nuances do impressionismo e da pop art, seu trabalho aparece como um testamento à constante evolução natural da expressão artística. Central à sua visão de arte está a incorporação do lambe-lambe, garimpado e rasgado cuidadosamente, para criar o pedaço literal do urbano em seu trabalho, que adicionado aos desenhos da própria cidade e da figura humana, recriam camadas onde os fragmentos formam insólitas e belas composições.
Esta qualidade crua e fragmentada nos proporciona, aos pedaços, um senso de imediatismo e impermanência, capturando assim a natureza transitória da vida urbana. Mas a manifestação artística de Akel vai muito além da collage. Seu desenho dá um toque pessoal, humano e mais emocional à experiência, mas é a parafina com sua maleabilidade transparente, e sua qualidade transformadora que unifica e age como se fosse um agente revelador, criando insólitas novas camadas, brilho e volume à obra, exercendo finalmente seu papel aglutinador, permitindo ao artista fundir materiais estranhos entre si num mesmo e coerente todo.
A arte de Sandro é indiscutivelmente atual e cosmopolita, e reflete a energia, o caos e a diversidade das ruas. A prática artística de Sandro Akel representa uma convincente fusão entre diversos elementos, mostrando o poder das técnicas híbridas em contar narrativas complexas. Seu trabalho nos convida a nos envolver no super dinâmico mundo da arte contemporânea e em suas infinitas possibilidades. Sua arte é forte, inesperada e vibrante.
Rui Mendes